Senac realiza curso de Aprendizagem em Programação de Sistemas para socioeducandos
Curso é uma iniciativa da Seprev em parceria com o MPT.
O Senac Alagoas realizou, na manhã da última terça-feira (2.5), no Complexo Socioeducativo de Alagoas (Tabuleiro do Martins), a aula inaugural do curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Programação de Sistemas com Aplicações Financeiras destinado a 17 adolescentes atendidos pela Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese). “Atuamos no processo de transformação dos jovens por meio do desenvolvimento de competências visando à sua formação integral e seu ingresso e manutenção no mercado de trabalho”, destaca Natália Marques, gerente da Unidade de Programas Sociais do Senac Alagoas, ao reforçar que, por meio do Programa de Aprendizagem, os jovens terão a oportunidade de trabalhar como jovens aprendizes, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos.
O curso atende a uma iniciativa da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL), que tem como objetivo viabilizar novos investimentos para o processo ressocializador de adolescentes e jovens em conflito com a lei. A execução dessa turma é uma conquista alcançada via acordo judicial entre o MPT/AL e a empresa Albuquerque e Bruschi Segurança Patrimonial, que possibilitou a montagem de quatro laboratórios de formação profissional em benefício dos socioeducandos.
O evento também contou com a presença da promotora Marília Cerqueira, que representou o Ministério Público Estadual, da procuradora do Trabalho, Virgínia Ferreira, do auditor do Trabalho, Leandro Carvalho, da deputada Estadual, Flávia Cavalcante, do juiz do Trabalho, Alonso Filho, dos secretários-executivos da Seprev, André Moita e Flávia Padilha, do ex-deputado Cícero Cavalcante, do secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, e do governador Paulo Dantas. “Parcerias como esta vêm para concretizar o principal objetivo da socioeducação, que é reintegrar socialmente os adolescentes em conflito com a lei. Essa união é fundamental para fortalecer as políticas públicas e gerar mais oportunidade para todos”, salientou o governador.
*Com informações de Everton Dimoni / Ascom Seprev
- Anterior MP e parceiros lançam projeto voltado à profissionalização de mulheres vítimas de violência
- Próxima Encontro sobre economia solidária abre ações do Mês do Trabalhador