E-book criado por alunos do Senac Alagoas registra e valoriza Gastronomia maceioense
Publicação foi escrita de forma colaborativa por estudantes do curso Técnico em Gastronomia.
Muito além do sururu, Maceió tem o sabor da bolacha brasileira, do doce conhecido como cavaco, do artesanal cuscuz de arroz e do salgado chamado de grude ou mal casado. Todas essas delícias mostram a riqueza cultural da capital alagoana e fortalecem as tradições da região, por meio de guardiões que mantêm vivos esses pratos.
E foi para fazer o registro histórico da culinária maceioense que os alunos da primeira turma do curso Técnico em Gastronomia do Senac Alagoas se uniram para escrever o e-book “Amostradinha: histórias, receitas e releituras de pratos tradicionais da gastronomia maceioense”. O lançamento da publicação foi realizado no dia 17 de novembro, no auditório do Senac Poço, e marcou a conclusão da turma ao reunir amigos, familiares e chefs para conhecerem o livro.
De acordo com Tina Purcell, Gerente do Centro de Gastronomia do Senac Alagoas, “esse projeto enriquece nossa gastronomia e nossa história ao despertar o sentimento de pertencimento em todos nós. Por essa razão, parabenizo a turma pelo pioneirismo e por superar os desafios em benefício da valorização da cultura”. Já Priscila Brandão, Instrutora do Senac Alagoas responsável pelo projeto, ressaltou a pesquisa realizada pelos estudantes. “Foram meses indo a campo, entrevistando os guardiões e pesquisando as receitas. Hoje, comemoramos, portanto, o belíssimo resultado que alcançamos depois de tanto empenho”, falou ela.
Ao longo da publicação, ainda é possível consultar as receitas de releituras que os próprios alunos criaram ao se inspirarem nos pratos tradicionais. “Precisamos perceber que temos muito valor e, para isso, decidimos mostrar que o simples e o tradicional podem ser modernizados sem que sua essência seja perdida na história”, disse a aluna da turma, Iohane Almeida. Para Ytalo Viana, da mesma turma, o e-book também foi uma oportunidade de crescimento profissional. “Quando entrei no curso Técnico em Gastronomia não sabia nem fazer um arroz, mas estou saindo com muito conhecimento e vontade de continuar aprendendo. Então agradeço ao Senac pela oportunidade de crescimento, de vivência e de conhecer mais sobre a nossa própria cultura”, contou Viana.
Durante o lançamento, os estudantes ainda fizeram uma homenagem à madrinha do E-book, Nide Lins, que faz parte da turma e é uma referência de jornalismo gastronômico em Alagoas. Emocionada, a jornalista afirmou: “queremos que nossas tradições continuem vivas e que os guardiões delas tenham o reconhecimento merecido. Esse foi o objetivo do nosso Projeto e é isso que nossa cultura merece”.
Presente no evento para prestigiar o e-book, a Chef Luciana Albuquerque, proprietária do Buffet Luciana Albuquerque, destacou a importância do Senac para o mercado ao falar sobre a parceria que tem com a Instituição. “Recebi alguns alunos da turma como parte da vivência prática do curso e me sinto honrada e privilegiada ao participar da formação de cada um que passou pela minha cozinha, e também pelo aprendizado mútuo adquirido nesse período. Falo que, com certeza, levarei um pouquinho deles comigo”, explanou ela.
Ficou com vontade de ler o e-book? Faça o download gratuito da publicação no link: www.bit.ly/amostradinha.
As fotos do evento podem ser vistas clicando aqui.
Autor: Ascom - Senac/AL
- Anterior Saiba como será o funcionamento do Senac Alagoas na 1ª fase da Copa do Mundo 2022
- Próxima Senac Alagoas promove formatura de alunos do curso Técnico em Análises Clínicas