25 de novembro de 2021

Senac e MPT/AL formam mais de 800 alunos em cursos profissionais

Parceria levou oportunidade a ex-moradores dos bairros de Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Pinheiro.

Com a pandemia de Covid-19 e a situação de calamidade pública decretada pela Prefeitura do Município nos bairros de Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Pinheiro, a resiliência se tornou imprescindível para aqueles que buscam alavancar suas vidas profissionais.

E foi para fomentar as oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo para a população local que o Senac e o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) firmaram, em 2020, um convênio onde foram ofertadas 1.151 vagas gratuitas para 51 cursos de qualificação profissional. Na noite da última quarta-feira (24.11), as instituições comemoraram, em uma solenidade realizada no auditório da Unidade Poço do Senac Alagoas, a conclusão de curso de 841 desses alunos.

“Comemoramos a parceria que permite aos estudantes levar o conhecimento para suas vidas. Vemos aqui profissionais capacitados, habilitados para o que a sociedade alagoana precisa no comércio, no turismo. Além dos trabalhadores, o Ministério Público defende aqueles que promovem o emprego, porque sem capital não vai existir trabalho. Temos o dever de equilibrar essa ordem. E nós o equilibramos quando apoiamos projetos como esse, que vai oferecer mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho e propiciar novos empreendedores”, disse a representante do MPT/AL, Rosimeire Lobo Lamarca.

Na ocasião, 20 estudantes representaram todos que foram beneficiados com a parceria e Carlos Henrique Palmeira, concluinte do curso de Barbeiro, proferiu um discurso inspirador como orador das turmas. “Trabalhava na área de Turismo, mas fui demitido com a chegada da pandemia no país. Estava sem emprego quando soube dessa oportunidade e consegui me matricular na última vaga que tinha disponível para o curso de Barbeiro. Hoje, sou apaixonado por essa profissão, por isso só tenho o que agradecer ao Senac e ao MPT por essa chance única na minha vida profissional”, contou Carlos Henrique que, atualmente, trabalha em uma grande barbearia da capital alagoana.

Para Telma Ribeiro, Diretora Regional do Senac Alagoas, “a educação transforma a vida das pessoas e as pessoas transformam o mundo. Enquanto Instituição de Educação Profissional, nossa missão é justamente possibilitar essa mudança. Por isso, estamos imensamente satisfeitos com essa solenidade de conclusão de curso e ressalto que nossas portas continuam abertas para que vocês nunca deixem de adquirir conhecimento”.

Já Gilton Lima, Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da qualificação. “Agradeço e parabenizo o MPT por confiar na atuação do Sistema Comércio no crescimento de Alagoas. Tenho certeza que, após essa capacitação, nosso estado poderá contar com o desenvolvimento por meio da geração de empregos e da contratação de mão-de-obra qualificada”, concluiu ele.

Estiveram presentes no evento o Conselheiro do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Manoel Baía; a Diretora Regional do Sesc, Ivanilda Silva; a Diretora de Educação Profissional, Roberta Albuquerque; e a Gerente Comercial do Senac Alagoas, Daniela Freitas.

SENAC E MPT/AL

O convênio firmado entre o MPT e Senac Alagoas destinou R$ 2,5 milhões para a execução de cursos gratuitos de formação profissional na área de comércio e turismo. Ao todo, a parceria envolveu mais de 1.151 vagas, distribuídas em 51 turmas, de 26 cursos. Inicialmente, o acordo mirou trabalhadores dos bairros de Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Pinheiro, que tiveram o contrato de trabalho rescindido em decorrência da situação de calamidade pública, conforme decretos da Prefeitura de Maceió de 2019. As vagas remanescentes foram destinadas a trabalhadores que ficaram sem emprego e renda em 2020, devido às medidas econômicas relacionadas à pandemia de Covid-19.

A formação profissional envolveu cursos para Agente de Limpeza e Conservação, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Cozinha, Barbeiro, Bolos Artísticos, Cabeleireiro, Confeiteiro, Copeiro Hospitalar, Costureiro, Cozinheiro, Cuidador de Idosos, Depilador, Estoquista, Frentista, Informática Básica, Manicure e Pedicure, Montador e Reparador de Computadores, Salgadeiro, Técnico em Administração, Técnico em Enfermagem, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho.

RECURSO

O MPT obteve em março de 2020 a homologação do acordo judicial firmado com a mineradora Braskem S.A, nos autos da ação civil pública nº. 0000648-42.2019.5.19.0007. Com isso, a empresa se comprometeu a depositar R$ 40 milhões em benefício da educação de crianças e adolescentes, fomento ao empreendedorismo, criação de empregos e segurança de moradores e trabalhadores afetados pela extração de sal-gema nos bairros de Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Pinheiro, em Maceió.

Segundo Rosemeire Lobo Lamarca, a execução de cursos e programas de formação profissional a trabalhadores do Município de Maceió pelo Senac representou um retorno direto à parcela economicamente ativa dos bairros prejudicados pela extração mineral.

“O Ministério Público tem o poder e o dever de fazer parcerias com os organismos públicos e privados para que a justiça social e os recursos advindos da nossa atuação cheguem à população. Nós temos a possibilidade de enviar os recursos para alguns fundos, como o Fundo de Amparo ao Trabalhador ou o Fundo de Proteção à Infância e a Adolescência. Mas eu e outros colegas costumamos fazer a destinação diretamente para a população, por meio de órgãos parceiros, órgãos de reconhecimento social e órgãos que possam dar ao cidadão oportunidade de integração à sociedade, na forma como ela espera”, defendeu a procuradora.

Autor: Ascom - Senac/AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *