4 de outubro de 2021

Alagoas recebe um Polo de Atendimento do Programa de Qualificação para Exportação

Iniciativa conta com a participação do Senac Alagoas e traz benefícios para empresas do estado.

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) chegou em Alagoas e Pernambuco! Por meio de uma parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, o programa prepara as empresas brasileiras para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos e serviços de forma planejada e segura.

Com o objetivo de atender 175 empresas no núcleo de Alagoas e Pernambuco (150 em Pernambuco e 25 em Alagoas), sendo 125 empresas para produtos e, no mínimo, 50 para serviços, a iniciativa contribui com o crescimento da região ao incentivar as boas práticas nas empresas locais e também promove a melhoria da competitividade do setor de comércio e serviço.

Segundo Daniela Freitas, Gerente Comercial do Senac Alagoas, instituição parceira do Programa, “além de fortalecer o mundo do trabalho, esse projeto também vai beneficiar as empresas alagoanas por meio de uma qualificação profissional focada no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas para o mercado do comércio exterior. Sem dúvidas, um investimento que vai fomentar ainda mais o desenvolvimento do nosso comércio”.

Ao integrar o Núcleo Operacional do PEIEX, a equipe técnica de consultores de Alagoas, que vai contribuir com o Programa, participará de treinamentos e capacitação durante todo o mês de outubro. Após esse momento, o Programa será lançado oficialmente em dezembro de 2021.

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO (PEIEX)

PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil para que a empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura. Implementado nas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições de ensino (Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, o Programa conta com profissionais especialistas em comércio exterior para orientar os empresários nos caminhos mais adequados para o mercado externo.

A empresa que deseja participar do Programa não precisa pagar pelo atendimento, mas deve estar disposta a dedicar tempo e investir na melhoria do seu processo. Com o compromisso de estar disponível para verificações de procedimentos e para entrevistas com os técnicos extensionistas do PEIEX, além de participar dos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos, a empresa receberá, ao final do atendimento, um plano de exportação para orientar a sua inserção internacional.

“Com essa parceria, vamos proporcionar competitividade e crescimento às empresas alagoanas que têm potencial de exportação. Uma oportunidade única não só para os empresários, mas para toda a população que vai colher os benefícios de uma economia estadual consolidada”, afirmou Gilton Lima, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas.

Saiba mais no portal: https://portal.apexbrasil.com.br/qualifique-sua-empresa-peiex/

As empresas que têm interesse em receber a capacitação podem realizar um pré-cadastro aqui.

Autor: Ascom - Senac/AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *