12 de agosto de 2020

Ex-aluno do Senac é contratado por empresa após período como Jovem Aprendiz

Em entrevista ao Senac Alagoas, Yuri Vieira falou sobre como a Instituição ajudou seu crescimento profissional.

Ambição é uma palavra difícil, alguns entendem como defeito, outros como qualidade. Para Yuri Vieira, 22, ex-aluno do curso Aprendizagem em Serviços Administrativos de Instituições de Saúde do Senac Alagoas, foi a ambição saudável e certa ousadia que o motivou e proporcionou crescimento profissional. Primeiramente contratado como Jovem Aprendiz em 2019, Yuri foi efetivado na metade de seu contrato e após dois meses já conquistou a primeira promoção. Hoje, ele é faturista na Unidade Laboratorial de Alagoas (UNILAB).

“Desde o primeiro dia de aula eu percebi a riqueza que o Senac me proporcionaria como jovem aprendiz. Me inspirei na postura dos instrutores, redobrei a atenção nas aulas e assim entendi que ser ambicioso não é buscar ser melhor do que os outros, mas buscar sempre se superar para oferecer o melhor de si”, contou o ex-aluno.

Apenas nove meses após o início do período como Aprendiz, Vieira foi contratado como colaborador, o que consolidou sua competência e esforço. “Após certo tempo eu já passei a me enxergar na empresa como funcionário, não me via mais na Aprendizagem, então fiquei ansioso para receber uma proposta”, explicou. “Quando a tão sonhada contratação chegou fiquei muito emocionado, liguei imediatamente para meu Instrutor e dei a notícia: meu sonho profissional estava começando”, lembrou.

A realidade ainda superou a expectativa do jovem. Dois meses após a contratação como recepcionista, Yuri recebeu uma proposta para o setor de faturamento. “A oportunidade surgiu em um momento decisivo na empresa e eu não poderia deixar passar”, disse ele. Questionado sobre o papel do Senac nessa conquista, o ex-aprendiz não hesita ao afirmar que a instituição foi peça fundamental em seu crescimento. “Aprendi que o conhecimento é melhor do que qualquer bem material e que sem qualificação ficarei para trás. Além disso, até hoje coloco em pratica ensinamentos que tive em sala de aula, como a empatia, ética e boas práticas que me ajudam a ter uma boa postura e não me deixam esquecer da importância dos profissionais da Educação em nossas vidas”, destacou.

Entusiasmado com a nova função, o ex-aluno ainda falou sobre os tempos de Aprendizagem. “O desafio de ser representante de turma, de lidar com temperamentos e opiniões diferentes, e de manter a postura perante meus companheiros de classe e trabalho, trouxeram algumas noites mal dormidas e algumas indagações se, de fato, aquilo valeria a pena. Mas o real propósito sempre falou mais alto: a missão de ajudar pessoas. Para isso, eu precisava sair da zona de conforto e por isso até hoje acredito que só assim temos o impulso necessário para alcançar nossos objetivos”, ressaltou.

Atualmente, Yuri trabalha no setor de faturamento com mais quatro colegas que também foram aprendizes no Senac. “Eu sou o mais novo da turma e aprendo todos os dias com esses companheiros que, um dia, também aprenderam com a Instituição”, concluiu ele.

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM

Desenvolvido pelo Senac Alagoas com a parceria de várias empresas, o Programa de Aprendizagem cria oportunidades para o estudante que está iniciando sua carreira no mercado de trabalho e para as empresas que podem qualificar e desenvolver o seu futuro profissional. O programa é desenvolvido em conformidade com a Lei 10.097/2000 e o Decreto Lei 5.598/2005.

Quem pode ser um Aprendiz?

Aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos (não podendo completar 24 anos no programa), que esteja matriculado e frequentando a escola regular ou ter concluído o ensino médio.

Como é a seleção do Aprendiz?

A empresa é responsável pelo recrutamento e seleção do aprendiz. Após a escolha do candidato, encaminha-o para o Senac, matriculando-o em um dos cursos que seja do interesse da contratante em função da sua área de atuação, observando o dispositivo legal pertinente à aprendizagem e a prioridade conferida aos adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos.

Conta pra gente a sua história de sucesso com o Senac! 

Autor: Ascom - Senac/AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *