24 de julho de 2020

Recém-formados no curso Técnico em Enfermagem do Senac comemoram contratação

E falam sobre a transformação de vida proporcionada pela educação profissional.

Devido à pandemia, a procura por profissionais de Saúde tem sido crescente e as contratações realizadas em curto espaço de tempo. A segurança na execução das atividades proporcionada pela formação de qualidade é determinante no momento da seleção. Foi o que aconteceu com as Técnicas em Enfermagem recém-formadas pelo Senac Alagoas, Letycia Souza, 20, Carla Oliveira, 20, Carla Melo, 31, e Reniclésia Ribeiro, 24, que comemoram a conquista do primeiro emprego e a transformação de vida proporcionada pela educação profissional.

 

Letycia Souza conta que foi mãe aos 15 anos de idade, um momento difícil para ela, que recebeu a ajuda de um tio. “Fui mãe cedo e, apesar de ter concluído o Ensino Médio, estava sem perspectivas na área profissional. Diante dessa situação, meu tio, que também é da área de Saúde, me incentivou a fazer o curso Técnico em Enfermagem do Senac, oportunidade que agarrei e foi um divisor de águas na minha vida”, conta ela, que foi monitora do curso e, logo após a conclusão, foi contratada pelo Hospital Metropolitano e pela Santa Casa de Misericórdia de Maceió, onde atua na UTI Cardíaca. O Programa de Monitoria do Senac tem o objetivo de oportunizar o aluno da instituição em atividades auxiliares às tarefas dos instrutores, experiência que contribui para a formação do futuro profissional. “Por meio do Senac, me apaixonei pela área, conquistei uma profissão e o primeiro emprego, e alcancei uma transformação completa de vida”, comemora.

 

Após a conclusão do curso, Carla Oliveira também foi contratada e, atualmente, faz parte da linha de frente no combate à covid-19 em dois hospitais de campanha: o hospital Dr. Celso Tavares, estruturado no Centro de Convenções, no bairro de Jaraguá, e o hospital de campanha de Marechal Deodoro. “Sempre tive muita segurança para executar as atividades e faço questão de declarar como o Senac mudou a minha vida”, emociona-se ela, que também foi monitora do curso e representou o Nordeste na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social durante a segunda edição das Competições Senac de Educação Profissional, realizada em 2018, em Vitória  (ES), onde alunos de vinte departamentos regionais do Senac realizaram provas que simularam situações reais de trabalho e demonstraram a excelência no desempenho alinhada aos padrões internacionais. “Vivi intensamente a minha formação técnica, o que reforçou a certeza de que é nessa área que quero construir carreira”, conta ela, que faz graduação em Enfermagem.

Além de atuarem em hospitais e clínicas, os Técnicos em Enfermagem encontram oportunidades em outros setores, como os serviços de Home Care, assim como aconteceu com Carla Melo. Ela trabalhava como operadora de caixa quando decidiu investir no sonho de trabalhar na área de Saúde.  “Já atuo em Home Care há 9 meses e estou muito realizada! Sou muito grata à equipe do Senac que acreditou em mim e me ajudou a desenvolver o meu potencial”, destaca. Sentimento compartilhado por Reniclésia Ribeiro que, após a conclusão do curso, foi contratada para trabalhar no Centro de Triagem da Barra de Santo Antônio. “Engravidei no início do curso, o que foi um grande desafio vencido com a ajuda da equipe do Senac”, conta ela.

 

A Responsável Técnica de Enfermagem do Senac Alagoas, Célia Rezende, destaca que a profissão oferece um amplo campo de atuação e, por isso, é preciso estar sempre atento às necessidades do mercado e atuar de forma diferenciada. “Formamos profissionais para atuar de forma humanizada, ética e técnica, o que tem feito a diferença. Colaborar com a construção de carreira e a transformação de vida dos nossos alunos é motivo de muita alegria”, finaliza.

 

 

 

Conta pra gente a sua história de sucesso com o Senac!