Técnico em Segurança do Trabalho

Objetivo

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Público Alvo

Interessados em geral.

Perfil Profissional

O técnico em segurança do trabalho é responsável pela análise e avaliação do ambiente de trabalho, das instalações e dos processos laborais, visando à prevenção de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais. Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações, programas de saúde e segurança do trabalho. atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários, contrato efetivo ou, ainda, como empregador, podendo integrar equipes multiprofissionais. Desenvolve suas atividades com profissionais de diferentes setores da organização, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e integridade física, mental e psicossocial do trabalhador. o profissional técnico em segurança do trabalho, habilitado pelo senac, tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade. a ocupação está situada no eixo tecnológico segurança, cuja natureza é "zelar", e pertence ao segmento segurança. No brasil, obedece à lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985.

Processo de Inscrição

Nos cursos rp não há seleção, o aluno deverá atender os pré-requisitos que constam no plano e efetuar matricula na central de atendimento. nas turmas do psg é lançado o edital e a matricula é feita seguindo a ordem de chegada ao regional e o candidato deverá atender aos pré requisitos do plano de curso, atendendo, o mesmo efetuará matricula na central de atendimento. nas turmas do pronatec os candidatos são enviados pelo demandante e atendendo os pré requisitos do curso é efetuada a matricula na central de atendimento.

Requisitos

Requisitos de acesso o idade mínima: 16 anos; o escolaridade: estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio, ou ter ensino médio completo ou equivalente. documentos exigidos para matrícula o documento oficial de identificação; o cpf; o comprovante de escolaridade; o comprovante de residência.

Critérios de Avaliação

De forma coerente com os princípios pedagógicos da instituição, a avaliação tem como propósitos: o avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo; o ser diagnóstica e formativa; o permear e orientar todo o processo educativo; o verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem); o permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback, em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do estudante no curso.

Conteúdo

Auxiliar a elaboração, implantação e implementação da política de saúde e segurança do trabalho.
auxiliar e executar ações de elaboração dos programas de saúde e segurança do trabalho
executar ações de investigação, registro e controle de incidentes, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais
monitorar riscos ocupacionais
realizar avaliação e medidas de controle de riscos ergonômicos e de acidentes
realizar avaliação e medidas de controle de riscos físicos, químicos e biológicos.
auxiliar a elaboração, implantação e implementação de planos de emergência/urgência.
auxiliar a gestão integrada da organização
auxiliar na implantação e implementação dos programas de saúde e segurança do trabalho.
executar ações educativas em saúde e segurança do trabalho
planejar ações educativas em saúde e segurança do trabalho.
prestar assistência de primeiros socorros.
projeto integrador técnico em segurança do trabalho

Carga Horária

1200 Horas

Informações Importantes

  • Os cursos podem ser adiados e/ou cancelados, caso não haja número suficiente de alunos para sua realização.
  • Para efetuar a matrícula é necessário apresentação da Carteira de Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade e Certificação Profissional (quando solicitado).

Formas de Pagamento

  • Cartões: Visa, Mastercard, Hipercard, Diners e Elo.
  • Parcelamento em até 10x, com parcela mínima de R$ 30,00.
  • Apenas o curso de Cabeleireiro e cursos Técnicos podem ser pagos por meio de Boleto Bancário. Consultar condições e parcelamento na Central de Atendimento.

Descontos

  • 5% para pagamento à vista com cartão de crédito (1x).
  • 10% para pagamento à vista em dinheiro ou com cartão, na modalidade débito.
  • 20% para comerciários, mediante apresentação da carteira do Sesc, categoria ‘comerciário’, no ato da matrícula.
  • Pagamento com Boleto Bancário: conceder desconto de 10% (dez por cento) até o dia do vencimento.
  • Descontos para empresas e instituições conveniadas, mediante apresentação de encaminhamento em papel timbrado e devidamente assinado pelo representante legal do conveniado.
  • Descontos não cumulativos.