Técnico em Recursos Humanos

Objetivo

Objetivo geral formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho com foco em resultados. objetivos específicos • promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e estimulem o aprimoramento contínuo. • estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos. • articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem visão crítica e tomada de decisão para resolução de problemas. • promover avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem, a todos os envolvidos no processo educativo, a verificação da aprendizagem. • incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Perfil Profissional

O técnico em recursos humanos é o profissional que atua em organizações de pequeno, médio ou grande porte, públicas, privadas ou do terceiro setor nas áreas responsáveis pela administração de pessoal e gestão de recursos humanos. é contratado como prestador de serviços ou empregado e trabalha com equipes multidisciplinares, interagindo com profissionais de diversos setores da organização. esse profissional executa atividades de apoio a processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, avaliação de desempenho e ambiente organizacional. Realiza ainda atividades referentes ao sistema de informações de pessoal, auxiliando no cálculo de folha de pagamento, no controle de benefícios e procedimentos para admissão, movimentação e demissão de empregados, atuando em conformidade com a legislação vigente. o profissional habilitado pelo senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade. a ocupação está situada no eixo tecnológico gestão e negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento gestão. competências • organizar e executar atividades administrativas nos processos de recursos humanos da organização. • acompanhar e executar atividades nos processos de recrutamento, seleção e ambientação. • representar o empregador em situações referentes a relações de trabalho. • apoiar e executar ações referentes a rotinas de admissão e demissão de colaboradores. • acompanhar e controlar a entrega de benefícios legais e espontâneos concedidos pela organização. • auxiliar na elaboração da folha de pagamento. • realizar atividades no processo de elaboração, implantação e manutenção da política salarial e do plano de cargos e salários e da organização. • acompanhar e executar atividades nos processos de treinamento e desenvolvimento. • auxiliar no planejamento e na realização do processo de avaliação de desempenho. • auxiliar na organização e realização de ações relacionadas ao ambiente organizacional.

Requisitos

Requisitos de acesso • idade mínima: 16 anos • escolaridade: estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio documentos exigidos para matrícula • documento de identidade • cpf • comprovante de escolaridade • comprovante de residência quando a oferta deste curso ocorrer por meio de parceria, convênio ou acordo de cooperação com outras instituições, deverão ser incluídas neste item as especificações, caso existam. No caso de menor de idade, deverá vir acompanhado de responsável portando os documentos rg e cpf.

Critérios de Avaliação

De forma coerente com os princípios pedagógicos da instituição, a avaliação tem como propósitos: • avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo; • ser diagnóstica e formativa; • permear e orientar todo o processo educativo; • verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem); • permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e de feedback em que docente e aluno possam, juntos, fazer correções de rumo ou adotar novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso. formas de expressão dos resultados da avaliação • toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da uc/curso). • as menções adotadas no modelo pedagógico senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. • de acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. menção por indicador de competência a partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: durante o processo • atendido – a • parcialmente atendido – pa • não atendido – na ao fim da unidade curricular • atendido – a • não atendido – na menção por unidade curricular ao término de cada uc (competência, estágio, prática profissional ou projeto integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da uc, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. é com base nessas menções que se estabelece o resultado da uc. As menções possíveis para cada unidade curricular são: • desenvolvida – d • não desenvolvida – nd menção para aprovação no curso para aprovação no curso, o aluno precisa atingir d (desenvolveu) em todas as ucs (competências e unidades curriculares de natureza diferenciada). além da menção d (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • aprovado – ap • reprovado – rp recuperação a recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

Conteúdo

Acompanhar e controlar a entrega de benefícios legais e espontâneos concedidos pela organização
organizar e executar atividades administrativas nos processos de recursos humanos da organização
representar o empregador nas situações referentes às relações de trabalho
realizar atividades no processo de elaboração, implantação e manutenção da política salarial e do plano de cargos e salários e da organização
acompanhar e executar atividades nos processos de treinamento e desenvolvimento
auxiliar no planejamento e realização do processo de avaliação de desempenho
auxiliar na organização e realização de ações relacionadas ao ambiente organizacional
projeto integrador técnico em recursos humanos
acompanhar e executar atividades nos processos de recrutamento, seleção e ambientação
apoiar e executar ações referentes a rotinas de admissão e demissão de colaboradores
auxiliar na elaboração da folha de pagamento

Carga Horária

800 Horas

Informações Importantes

  • Os cursos podem ser adiados e/ou cancelados, caso não haja número suficiente de alunos para sua realização.
  • Para efetuar a matrícula é necessário apresentação da Carteira de Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade e Certificação Profissional (quando solicitado).

Formas de Pagamento

  • Cartões: Visa, Mastercard, Hipercard, Diners e Elo.
  • Parcelamento em até 10x, com parcela mínima de R$ 30,00.
  • Apenas o curso de Cabeleireiro e cursos Técnicos podem ser pagos por meio de Boleto Bancário. Consultar condições e parcelamento na Central de Atendimento.

Descontos

  • 5% para pagamento à vista com cartão de crédito (1x).
  • 10% para pagamento à vista em dinheiro ou com cartão, na modalidade débito.
  • 20% para comerciários, mediante apresentação da carteira do Sesc, categoria ‘comerciário’, no ato da matrícula.
  • Pagamento com Boleto Bancário: conceder desconto de 10% (dez por cento) até o dia do vencimento.
  • Descontos para empresas e instituições conveniadas, mediante apresentação de encaminhamento em papel timbrado e devidamente assinado pelo representante legal do conveniado.
  • Descontos não cumulativos.