Confeiteiro

Objetivo

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Público Alvo

Interessados em geral.

Perfil Profissional

O confeiteiro é responsável pela preparação, montagem e apresentação de produtos de confeitaria. Exerce suas atividades em confeitarias, panificadoras, restaurantes, bufês, hotéis, entre outros, como contratado, prestador de serviços ou autônomo. esse profissional planeja, organiza e executa a produção na área de confeitaria. Interage com as equipes de trabalho no setor de alimentos e bebidas, com produtores, fornecedores e clientes. o profissional qualificado pelo senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e a capacidade de transformação da sociedade. a ocupação está situada no eixo tecnológico produção alimentícia, cuja natureza é "produzir alimentos" e pertence ao segmento de produção de alimentos.

Processo de Inscrição

Nos cursos rp não há seleção, o aluno deverá atender os pré-requisitos que constam no plano e efetuar matricula na central de atendimento. nas turmas do psg é lançado o edital e a matricula é feita seguindo a ordem de chegada ao regional e o candidato deverá atender aos pré requistos do plano de curso, atendendo, o mesmo efeturá matricula na central de atendimento. nas turmas do pronatec os candidatos são enviados pelo demandante e atendendo os pré requistos do curso é efetuada a matricula na central de atendimento.

Requisitos

Requisitos de acesso " idade mínima: 18 anos " escolaridade: ensino fundamental completo no caso de estar cursando o ensino fundamental na modalidade educação de jovens e adultos, o aluno deverá ter concluído até o 6º ano ou já ter completado as disciplinas de língua portuguesa e matemática. documentos exigidos para matrícula " documento de identidade " cpf " comprovante de escolaridade " comprovante de residência

Critérios de Avaliação

De forma coerente com os princípios pedagógicos da instituição, a avaliação tem como propósitos: o avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo; o ser diagnóstica e formativa; o permear e orientar todo o processo educativo; o verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem); o permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback, em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso. 8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da unidade curricular/curso). as menções adotadas no modelo pedagógico senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. de acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. 8.1.1. Menção por indicador de competência a partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: durante o processo o atendido - a o parcialmente atendido - pa o não atendido - na ao término da unidade curricular o atendido - a o não atendido - na 8.1.2. Menção por unidade curricular ao término de cada unidade curricular (competência, estágio, prática profissional ou projeto integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao fim da unidade curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. é com base nessas menções que se estabelece o resultado da unidade curricular. As menções possíveis para cada unidade curricular são: o desenvolvida - d o não desenvolvida - nd 8.1.3. Menção para aprovação no curso para aprovação no curso, o aluno precisa atingir d (desenvolveu) em todas as as unidades curriculares (competências e unidades curriculares de natureza diferenciada). além da menção d (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. o aprovado - ap o reprovado - rp

Conteúdo

Organizar o ambiente e os processos de trabalho do confeiteiro
preparar as bases de confeitaria
preparar e finalizar as produções de confeitaria.
elaborar e preparar cardápios de confeitaria
projeto integrador confeiteiro

Carga Horária

300 Horas

Informações Importantes

  • Os cursos podem ser adiados e/ou cancelados, caso não haja número suficiente de alunos para sua realização.
  • Para efetuar a matrícula é necessário apresentação da Carteira de Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade e Certificação Profissional (quando solicitado).

Formas de Pagamento

  • Cartões: Visa, Mastercard, Hipercard, Diners e Elo.
  • Parcelamento em até 10x, com parcela mínima de R$ 30,00.
  • Apenas o curso de Cabeleireiro e cursos Técnicos podem ser pagos por meio de Boleto Bancário. Consultar condições e parcelamento na Central de Atendimento.

Descontos

  • 5% para pagamento à vista com cartão de crédito (1x).
  • 10% para pagamento à vista em dinheiro ou com cartão, na modalidade débito.
  • 20% para comerciários, mediante apresentação da carteira do Sesc, categoria ‘comerciário’, no ato da matrícula.
  • Pagamento com Boleto Bancário: conceder desconto de 10% (dez por cento) até o dia do vencimento.
  • Descontos para empresas e instituições conveniadas, mediante apresentação de encaminhamento em papel timbrado e devidamente assinado pelo representante legal do conveniado.
  • Descontos não cumulativos.