Técnico em Nutrição e Dietética

Objetivo

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Público Alvo

Interessados em geral.

Perfil Profissional

O técnico em nutrição e dietética é um profissional habilitado para a promoção, manutenção e recuperação da saúde humana, por meio de ações relacionadas à alimentação e à nutrição. Desenvolve atividades relacionadas à educação alimentar de indivíduos e comunidades, para prevenção e controle de carências nutricionais, doenças crônicas não transmissíveis e doenças veiculadas por alimentos. Realiza o monitoramento de dietas de rotina sobre prescrição dietética, além da supervisão dos processos de alimentação coletiva e segurança de alimentos. Aplica normas de controle higiênico-sanitário e de segurança do trabalho na produção de refeições e no comércio de alimentos. Trabalha também na pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos alimentícios. atua em diferentes segmentos, sob orientação e supervisão do nutricionista, e relacionando-se com fornecedores e equipes da saúde, da indústria de alimentos e da cozinha, realizando atividades em unidades de alimentação e nutrição (uan), no comércio varejista de alimentos e em indústrias de alimentos. Trabalha também em hospitais, clínicas, instituições de longa permanência e similares, bem como no âmbito de programas institucionais públicos e privados de saúde coletiva.

Processo de Inscrição

Nos cursos rp não há seleção, o aluno deverá atender os pré-requisitos que constam no plano e efetuar matricula na central de atendimento. nas turmas do psg é lançado o edital e a matricula é feita seguindo a ordem de chegada ao regional e o candidato deverá atender aos pré requistos do plano de curso, atendendo, o mesmo efeturá matricula na central de atendimento. nas turmas do pronatec os candidatos são enviados pelo demandante e atendendo os pré requistos do curso é efetuada a matricula na central de atendimento.

Requisitos

Requisitos de acesso " idade mínima: 16 anos " escolaridade: estar cursando o 2º ano do ensino médio documentos exigidos para matrícula " documento de identidade " cpf " comprovante de escolaridade " comprovante de residência

Critérios de Avaliação

De forma coerente com os princípios pedagógicos da instituição, a avaliação tem como propósitos: o avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo; o ser diagnóstica e formativa; o permear e orientar todo o processo educativo; o verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem); o permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e de feedback, em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso.

Conteúdo

Realizar atividades de orientação nutricional para a população sadia
auxiliar no planejamento e na execução de programas públicos de educação alimentar e nutricional
acompanhar e orientar os processos de recebimento, armazenamento e retirada de insumos, produtos e gêneros alimentícios
acompanhar e orientar os procedimentos de pré-preparo e preparo de alimentos in natura de origem animal
acompanhar e orientar os procedimentos de pré-preparo e preparo de alimentos in natura de origem vegetal
acompanhar e orientar os procedimentos de utilização de alimentos e bebidas processados
acompanhar e orientar as atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições e alimentos
acompanhar e orientar o controle de qualidade em unidades de alimentação e nutrição e no comércio varejista de alimentos
auxiliar na coordenação e no treinamento de equipes de trabalho atuantes no processo de produção de refeições coletivas e dietas
auxiliar na implementação de ações de prevenção e controle da contaminação em ambiente hospitalar ou clínico
acompanhar e orientar a execução de preparações dietéticas para indivíduos nos diferentes estágios do ciclo da vida
acompanhar e orientar a execução de dietas para pacientes clínicos e cirúrgicos
auxiliar no desenvolvimento de produtos alimentícios e nas correspondentes estratégias de comercialização
projeto integrador técnico em nutrição e dietética

Carga Horária

1200 Horas

Informações Importantes

  • Os cursos podem ser adiados e/ou cancelados, caso não haja número suficiente de alunos para sua realização.
  • Para efetuar a matrícula é necessário apresentação da Carteira de Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade e Certificação Profissional (quando solicitado).

Formas de Pagamento

  • Cartões: Visa, Mastercard, Hipercard, Diners e Elo.
  • Parcelamento em até 10x, com parcela mínima de R$ 30,00.
  • Apenas o curso de Cabeleireiro e cursos Técnicos podem ser pagos por meio de Boleto Bancário. Consultar condições e parcelamento na Central de Atendimento.

Descontos

  • 5% para pagamento à vista com cartão de crédito (1x).
  • 10% para pagamento à vista em dinheiro ou com cartão, na modalidade débito.
  • 20% para comerciários, mediante apresentação da carteira do Sesc, categoria ‘comerciário’, no ato da matrícula.
  • Pagamento com Boleto Bancário: conceder desconto de 10% (dez por cento) até o dia do vencimento.
  • Descontos para empresas e instituições conveniadas, mediante apresentação de encaminhamento em papel timbrado e devidamente assinado pelo representante legal do conveniado.
  • Descontos não cumulativos.