Notícia Voltar

 

14/07/2017

Leandro Karnal ministra palestra “O Futuro Começa Hoje”

Autor: Ascom - Senac/AL
Fonte: Ascom - Senac/AL
 

Considerado um dos maiores palestrantes do País, Leandro Karnal ministrou a palestra "O futuro começa hoje – Planejamento e Estratégia para um Novo Tempo" para um público atento que lotou o Teatro Gustavo Leite, no Jaraguá. Promovido pelo Senac, em parceria com a Fecomércio/AL, Hotel Jatiúca e com produção da Sue Chamusca, o evento realizado no dia 11 de julho teve como objetivo fomentar uma reflexão sobre o futuro a fim de auxiliar o planejamento e a definição de estratégias para o alcance de metas pessoais e profissionais.

“A boa recepção do público mostra que o Senac trabalha em uma direção positiva, e que eventos como esse contribuem para o desenvolvimento da sociedade ao apresentar informações de qualidade, que provocam a reflexão sobre o planejamento estratégico”, comentou Wilton Malta, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. Para a diretora Regional do Senac Alagoas, Telma Ribeiro, “é gratificante ver que as pessoas estão em busca de informação e de conhecimento, e que conseguimos mobilizar todos em torno do aprendizado e da educação”.

Durante a palestra, o historiador falou sobre crise política e econômica, falta de segurança, falta de caráter, e alertou o público sobre a necessidade de repensar as estratégias e sair da zona de conforto a fim de alcançar o sucesso. “Se você fizer como sempre tem feito, tudo ficará do mesmo jeito”, destacou o palestrante, ao alertar que o futuro vai privilegiar quem for mais bem preparado. “O futuro está sendo gestado permanentemente! Se você não tiver desafio, você não vai para frente. É preciso insistir na relação decisão e ação!”, enfatizou.

A estilista Thereza Collor, que participou do evento, chamou atenção para a modernidade do tema da palestra. “A reflexão proposta abre a cabeça das pessoas, traz uma nova visão. Vivemos tempos modernos e o Senac está contemporâneo ao trazer o Leandro, uma pessoa muito inteligente e preparada, que apresenta questionamentos pertinentes para o público”, falou Thereza.

O diretor-executivo das Organizações Arnon de Mello (OAM), Luiz Amorim, também prestigiou o evento, e falou que “nesse momento de segmentação, de movimentação e de busca de oportunidades, muitas vezes, por falta de um planejamento estratégico, as pessoas deixam de enxergar algo produtivo. Com essa palestra, o Senac desempenha seu papel relevante, não somente para o comércio, mas para todo empresariado, para que as pessoas comecem a se programar e comecem a exercitar um planejamento prévio, o que é extremamente necessário para as boas práticas e novos processos”.

A opinião foi compartilhada por Luciano Monteiro, colaborador do Sebrae Alagoas que afirma: “o tema foi muito assertivo, e mostra que apesar de vivermos um momento de crise, esse momento é passageiro e, no fim, o diferencial competitivo de todas as áreas será o conhecimento. Essa é a hora de buscarmos por atualização e capacitação profissional, pois é dessa forma que continuaremos relevantes no mercado de trabalho”.

Após a palestra, o professor Karnal finalizou o evento respondendo algumas perguntas do público e agradeceu a todos pela presença.

O papel da educação

Karnal faz parte do time de pensadores brasileiros que está acompanhando e discutindo com êxito de público as problemáticas históricas, filosóficas e econômicas do Brasil. Elogiado pela crítica e pela televisão brasileira como um dos principais pensadores e formadores de opinião do País, o historiador, doutor em História e professor escreveu em autoria ou co-autoria mais de dez livros, alguns dos quais estão entre os mais vendidos do Brasil, como “Verdades e Mentiras”, “Felicidade ou Morte”, “Pecar e Perdoar”, “Detração – breve ensaio sobre o maldizer”, “História dos Estados Unidos”,  “Conversas com um jovem professor” e “Todos contra Todos”.

Em entrevista exclusiva, o historiador destacou a importância da busca constante por conhecimento. “O mundo em que vivemos não é mais o mundo que você se forma e entra no mercado de trabalho. O diploma técnico de ensino médio, o diploma de curso superior ou a pós-graduação são, hoje, etapas. Qualquer forma de estudo precisa ser atualizada permanentemente”, salientou. “Só existe uma chance da sociedade brasileira se desenvolver: é colocar na cabeça das pessoas que formação e esforço permanente, continuado, são essenciais. Qualquer mês que eu não avance na minha área, eu vou ficando para trás. O mundo é plástico, dinâmico. O Senac faz parte desse esforço titânico de atualizar e permanentemente fazer com que as pessoas entrem de novo no ritmo constante do conhecimento”, pontua o professor.

Karnal alerta ainda que essa é uma exigência para todos os níveis de atuação profissional. “Se a sua função for mais braçal, mecânica, se a sua função for braçal, estratégica e teórica, se ela for exclusivamente teórica, em todos os casos você precisa estudar. Um engenheiro, um artista plástico e uma cozinheira precisam permanentemente desenvolver novas técnicas, pesquisas. Essa é a diferença entre aquele funcionário repetitivo, sem muito futuro, que vai ficando para trás e pode ser substituído por uma máquina em breve, e aquele funcionário estratégico, que independente do grau do salário e do serviço, oferece bons resultados. Todo serviço é digno, mas todo serviço precisa de investimento na atualização”, finaliza.