Notícia Voltar

 

15/03/2017

Senac promove ações em comemoração à Semana da Mulher

Autor: Ascom - Senac/AL
Fonte: Ascom - Senac/AL
 

Em comemoração à Semana da Mulher, o Senac promoveu, entre os dias 8 e 10 de março, uma série de ações sociais voltadas à data comemorativa. Os eventos, realizados em Maceió e no interior, ofereceram serviços gratuitos como corte de cabelo, aferição de pressão, orientações de Saúde e balcão de informação sobre cursos profissionalizantes, contabilizando mais de 250 atendimentos às mulheres do estado.

A ação no Calçadão do Centro de Maceió (8.3), realizada em parceria com o Sesc e Sindibeleza Alagoas, foi bem recebida pelo público, e Graça Lima, estudante de fisioterapia, participou do momento. "Saí de uma consulta médica, aqui no Centro, vi a tenda do Senac e não resisti. Amei o corte, o atendimento e a surpresa pelo Dia da Mulher", falou Graça. Célia da Silva também fez questão de receber o serviço e comenta: “meu dia ficou muito mais feliz depois desse atendimento especial promovido pelo Senac”.

Já a aluna do curso de cabeleireiro, Isabela Oliveira, participou do evento para praticar os ensinamentos aprendidos em sala de aula, e afirma que “ações como essa comprovam a excelência do que temos aprendido durante o curso. E hoje em particular, contribuir para que essa data seja ainda mais especial para essas mulheres é gratificante. Agradeço ao Senac pela oportunidade".

O sentimento de Isabela é compartilhado com a aluna do curso Técnico em Enfermagem, Fabiane Gusmão, que participou da ação do Dia da Mulher promovido na tarde do dia 8 de março, em conjunto com o Ministério Público, por meio do programa MP Comunitário, no Vergel do Lago, em Maceió. “Não só praticamos o que aprendemos, mas também alertamos a comunidade sobre a importância do cuidado com a Saúde e, contribuir para a melhoria dessas vidas, não tem preço”, explicou Fabiane.

O evento, que teve como tema “a luta da mulher por melhores condições de vida e trabalho”, contou com uma programação cultural variada. Além dos serviços de Beleza e Saúde oferecidos pelo Senac, oficinas, apresentações de grupos de dança, oferta de serviços públicos, atendimento para mediação de conflitos e campanhas sobre os direitos da mulher e contra o descarte irregular de lixo também envolveram o público.

“Toda essa interação incentiva bastante o desenvolvimento da comunidade, e a presença do Senac é muito boa para quem quer tirar dúvidas sobre os cursos de capacitação profissional”, disse Noélia Monteiro, moradora do Vergel do Lago. Para a promotora de Justiça Maria José Alves, coordenadora-adjunta do programa, é essencial o apoio de instituições parceiras na ação. “O MP Comunitário é formado pelas pessoas da comunidade, pelos voluntários, e, claro, pelos parceiros, como o Senac, que contribuem efetivamente para a mudança social da sociedade”, discursou a Dra. Maria José.

Ainda em Maceió, o Senac marcou presença no “Planeta Mulher”, evento promovido pelo Shopping Pátio Maceió, entre os dias 6 e 12 de março, onde ofereceu orientações sobre educação profissional e sorteio de bolsas nos cursos da instituição.

No interior, a ação foi realizada em parceria com o Sindilojas Palmeira dos Índios, no dia 8 de março, no Centro do município, e promoveu um dia de embelezamento às mulheres. “Hoje é considerado o Dia Internacional da Mulher, mas na verdade, todo dia é dia da mulher. Pela disposição, lutas e conquistas que vocês vêm ganhando a cada dia, parabéns mulheres!”, explanou o presidente do Sindilojas, Gilton Lima, ao prestar homenagem às participantes.

A programação dedicada exclusivamente às mulheres foi encerrada na terça-feira do dia 14 de março, com a palestra Empoderamento Feminino, realizada no auditório da Unidade Poço e promovida pelos alunos do curso de Recepcionista do Senac. “Pensamos nesse tema para valorizar as mulheres, e, também, prestigiar nossas ex-alunas que voltam à casa para falar um pouco sobre a vida profissional de uma mulher bem sucedida. Esperamos que, com os depoimentos, as mulheres presentes sejam motivadas e busquem o mesmo caminho de realizações”, concluiu Juciene dos Santos, instrutora responsável pelo evento.

Além do Talk Show “Mulheres como Você”, que contou com a presença das ex-alunas do Senac, a ação também teve a palestra Magna “Empoderamento Feminino”, com Ana Amélia Buarque, Chefe de Educação para o Trânsito e Controle de Condutores do DETRAN/AL, e massagem relaxante para os que foram sorteados durante o evento.