24 de setembro de 2019

Doação de Medula óssea e soluções dietéticas para alergias e intolerâncias alimentares são temas discutidos durante evento no Senac

Programação da I Semana Científica de Saúde envolveu profissionais, estudantes e a sociedade em geral.

Lucilene Torres é Técnica em Enfermagem formada pelo Senac. Costureira por vocação, ela conta que, apenas aos 40 anos, entendeu que era o momento de realizar os próprios sonhos. “Vivi para os meus filhos. E quando vi que eles já poderiam andar com as próprias pernas, encontrei no Senac o caminho para realizar meus sonhos”, conta ela, que no último dia 17, voltou ao Senac para participar da I Semana Científica de Saúde, evento que reuniu, na Unidade Poço, profissionais, estudantes e a sociedade em geral para atividades de promoção à saúde. “Além da atualização de conhecimento, recebemos um incentivo às pesquisas, essenciais para a produção do conhecimento e o desenvolvimento do País”, complementa Lucilene.

 

Doação de Medula Óssea, Biossegurança em Odontologia, Práticas em Radioterapia, Cuidados Estéticos com a Pele, Soluções Dietéticas para Alergias e Intolerâncias Alimentares, Ergonomia para Profissionais de Saúde, Primeiros Socorros na Escola, avanços no Diagnóstico Laboratorial e As Práticas no Diagnóstico por Imagem foram os temas apresentados e discutidos por profissionais da área, que esclareceram dúvidas e incentivaram o público a multiplicar as informações.

 

“Durante as aulas do Senac, destacamos, junto aos futuros profissionais, a importância de entender o motivo de realizar determinadas práticas, incentivando a pesquisa e os estudos mais aprofundados sobre os temas discutidos em sala de aula”, reforça Célia Rezende, Responsável Técnica de Enfermagem do Senac Alagoas. “Percebemos a necessidade de reunir, em um único evento, temas que envolvem os mais diversos segmentos da Saúde a fim de promover saúde e bem-estar”, destaca Juliana Cavalcante, Responsável Técnica de Análises Clínicas da instituição. Keila Bomfim é aluna do curso de Auxiliar em Saúde Bucal e fez questão de participar da semana. “Biossegurança em Odontologia é um tema que me chama atenção, já que pretendo seguir carreira na área”, conta ela, que aproveitou para também ampliar os conhecimentos em outras áreas.

 

Durante o evento, alunos dos cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Nutrição, sob a supervisão dos instrutores, ofertaram ao público serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), e orientações sobre a prevenção do suicídio e das doenças cardiovasculares. Reinaldo do Santos é aluno do curso Técnico em Enfermagem. Segundo ele, a participação no evento foi essencial para a prática da teoria e contato com os pacientes. “Orientamos sobre os fatores de risco e esclarecemos dúvidas. Senti-me seguro para realizar a atividade, o que comprova a qualidade da formação do Senac”, pontua o futuro técnico em Enfermagem.    

 

A equipe do Hemoal também participou do evento por meio de orientações sobre como ser um doador voluntário de medula óssea e a realização do cadastro de voluntários. “Encontrar um doador compatível é um grande desafio e, por essa razão, quanto mais voluntários, melhor. A doação é um ato de solidariedade e pode ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura”, explica a assistente social do Hemoal, Débora dos Anjos. Ébene Marta, instrutora do Senac, conta que realizou o cadastro há 8 anos, quando conheceu, de perto, a trajetória de pacientes que precisam de transplante, em especial, as crianças. “É um gesto de amor, de empatia, valores que fazemos questão de reforçar em sala de aula”, finaliza.

 

 

Plano Diretor de Saúde e Segurança

 

A I Semana Científica de Saúde é uma atividade do Plano Diretor de Saúde do Núcleo Nordeste do Senac, que trabalha pela inovação e ampliação do portfólio de cursos, promovendo a integração das práticas educacionais dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, e Espírito Santo.

 

Entre os resultados desse trabalho, destacam-se a criação de novos cursos, a elaboração de procedimentos operacionais padronizados, o crescimento nos campos de estágio e parcerias, o alinhamento do portfólio, a construção de itinerários formativos que possibilitam ao aluno a construção de carreira na área de Saúde e a unificação da identidade visual dos cursos de Saúde e Segurança dos regionais que compõem o grupo.

 

 

 

Confira as fotos!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *