7 de agosto de 2019

SUSTENTABILIDADE: Alunas do Senac transformam sacos de batata em roupas conceituais

Peças foram apresentadas na Unidade Poço, no dia 5 de agosto.

Alunas do curso de Costureiro do Senac Alagoas promoveram, na tarde do dia 5 de agosto, a apresentação de figurinos confeccionados em sala de aula a partir de sacos de batata. Realizada na Unidade Poço, a ação foi o projeto integrador (PI) que marcou a conclusão do curso e teve como objetivo incentivar o olhar sustentável para materiais desvalorizados.

De acordo com Silvânia Mendonça, instrutora do Senac Alagoas responsável pelo projeto, “quisemos acrescentar ao PI os conhecimentos adquiridos em sala de aula, como a modelagem, técnicas de costura e valores profissionais. Por isso escolhemos o tema ‘Moda Sustentável e Consumo Consciente’ para basearmos o conceito das peças e realizar, também, uma ação social ao alertar a população sobre a importância da preservação ambiental”.

Com todas as peças feitas manualmente, a matéria-prima dos looks foi garantida por Cristiana Lopes, uma das alunas da turma. “Tenho um restaurante e o desperdício desse material começou a me incomodar, foi quando apresentei essa ideia e todas concordaram em usar os sacos”, explicou ela. “Mesmo trabalhando atualmente na área de Gastronomia, sou apaixonada por artesanato desde pequena, então vim para o Senac para aprender sobre costura. Fico extremamente satisfeita ao perceber que estou saindo daqui com mais que isso, afinal, durante as aulas também descobri meu potencial criativo e empreendedor”, comentou Cristiana.

Para Enicleide da Silva, aluna da turma e profissional da área de Moda, o curso é uma oportunidade de crescimento. “Trabalho com pequenos consertos em roupas, mas agora poderei expandir esse negócio. Inclusive já estou pensando em voltar para fazer outro curso aqui no Senac”, falou ela.

Para Munike Israel, supervisora do Controle de Gestão Educacional, trabalhar valores com conhecimento técnico faz parte da missão do Senac. “Temos a tarefa de sempre introduzir as marcas formativas do Senac durante as práticas em sala de aula, e essa turma atingiu esse objetivo com excelência ao mostrar visão sustentável e empreendedora no Projeto Integrador desenvolvido. Não tenho dúvidas que todas estão saindo daqui com valores além das técnicas de costura, como ética profissional, visão de mercado e olhar inovador”, concluiu ela.

Autor: Ascom - Senac/AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *