11 de junho de 2018

Alunos do curso de Costureiro do Senac promovem oficina de roupas de boneca para crianças atendidas pelo Lar São Domingos

Atividade fez parte do Projeto Integrador da turma que propôs o desenvolvimento de um novo olhar para a profissão.  

Elas podem ser de pano, plástico, borracha ou porcelana. Mais que um brinquedo, as bonecas são a expressão dos sentimentos das crianças e do momento em que estão vivendo. Elas também podem significar porto seguro e proporcionar confiança para a criança. E foi pensando nisso que os alunos do curso de Costureiro do Senac organizaram uma Oficina de Roupas de Boneca. Realizada nos dias 15 e 16 de maio, no Lar São Domingos, a aula foi acompanhada por 32 crianças, de 9 a 13 anos, atendidas pela instituição filantrópica.

 

A atividade foi resultado do Projeto Integrador da turma, uma proposta do Senac que busca contribuir com a transformação social com foco na solidariedade. “Por meio dessa atividade lúdica e formativa, despertamos um novo olhar para a profissão de costureiro. Ensinamos técnicas manuais de modelagem e costura, com linha e agulha, a fim de que as crianças multipliquem, em casa, essa informação”, explicou a instrutora Silvia Santos, ao destacar a carência de profissionais de base manual na indústria têxtil.

 

Além do olhar social, a atividade fomentou a sustentabilidade, já que os alunos promoveram uma campanha de doação de bonecas, jeans e roupas de cama, material que foi utilizado durante a oficina. “Ao final da aula, cada participante levou para casa um kit com tesoura, linha, agulha e as roupinhas produzidas”, destacou Silvia. Para a coordenadora pedagógica do Lar São Domingos, Liliane Araújo, a montagem do mini ateliê dentro da instituição foi além da prática da costura. “Tudo o que contribui para o processo de ensino aprendizagem das crianças é muito bem-vindo. Com essa oficina, trabalhamos a psicomotricidade, a autoestima e o trabalho em equipe”, destacou a coordenadora.

 

Durante a oficina, cada aluno do curso de Costureiro do Senac acompanhava 2 crianças, a exemplo de Maria Eleonor Oiticica, que orientava Vitória Cristina, 10, e Fabrícia Félix, 11. “Minha mãe foi uma excelente costureira e decidi fazer o curso como uma forma de homenageá-la. Dividir nossos conhecimentos com as crianças, despertando nelas o interesse pela profissão, está sendo uma experiência fantástica!”, disse Maria. “Ajudo minha mãe a fazer crochê. E, agora, estou aprendendo a costurar as roupas para as minhas bonecas. Estou muito feliz”, destacou Vitória. “Eu nunca tinha costurado. Estou ansiosa para mostrar o que fiz à minha mãe. Ela vai gostar!”, comemorou Fabrícia.

 

Felipe Aragão também é aluno da turma que está concluindo o curso de Costureiro. Ele conta que sempre quis trabalhar com Moda e, ao sair do Ensino Médio, decidiu iniciar a construção da carreira no segmento. “Após o curso de Costureiro, pretendo fazer o de Modelista e, então, buscar a graduação na área. Dividir a minha paixão com essas crianças está sendo uma experiência única”, destacou ele, ao ser interrompido por Thafny Beatriz, 9. “Tio, depois que eu aprender a fazer as roupinhas das minhas bonecas eu já vou saber costurar as roupinhas para minha irmã, de 6 anos?”. Aragão sorriu e garantiu que, em breve, ela estará apta.

 

Além do curso de Costureiro, os interessados em construir carreira no promissor mercado de Moda encontra, no Senac, os cursos Modelista, Consultoria de Imagem, Desenhista de Moda, Modelagem Moda Praia e Fitness, Acabamento em Costura, Costura em Malharia, e Planejamento e Desenvolvimento de Coleções. Mais informações: (82) 2122.7858.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *