7 de março de 2018

Confira as dicas do Senac sobre Segurança da Informação e a importância do Técnico em Informática

Profissional apresenta inúmeras possibilidades de atuação.

A informática adquire, a cada dia, um alto grau de importância no âmbito pessoal e corporativo, uma evolução que pode ser sentida, também, nas ameaças no meio digital, que oferecem riscos ao armazenamento de dados e informações relevantes. O tema merece atenção. Pensando nisso, o responsável técnico pelos cursos de Informática do Senac, Maurício Lira, reuniu algumas dicas, destacando a importância do Técnico em Informática, profissão com inúmeras possibilidades de atuação, apontada como uma das carreiras mais bem-sucedidas na área da Tecnologia da Informação.

 

 

  1. Use senhas fortes

Essa não deve ser uma prática apenas para o acesso à Internet e seus serviços, mas também para o acesso a todos os dispositivos off-line. As senhas devem ser fortes e únicas e não devem ser repetidas em serviços diversos.

 

  1. Faça backup constante das informações

O backup é a única solução que assegura a disponibilidade das informações perante algum desastre. Ele deve ser realizado em tempo real e de forma constante, caso contrário, perde a sua efetividade. Atualmente, existem meios altamente eficientes de fazer o backup dos dados, como o cloud backup (backup em nuvem) e o backup remoto, que permite o armazenamento de cópias dos dados em dispositivos distantes.

 

  1. Desconfie

“Quando a esmola é grande, o santo desconfia”. Se alguém oferecer um objeto de grande valor em troca de informações pessoais, como data de nascimento, endereço, qualquer número de documento ou, até mesmo, o telefone de contato, é provável que se trate de uma armadilha. É extremamente importante manter a privacidade de seus dados.

 

  1. Cuidado ao acessar o banco pela Internet

Sempre que formos entrar em site de um banco para realizar algum tipo de transação é necessário observar se estamos em um ambiente seguro. Para tanto, é necessário verificar dois itens: o primeiro, se o desenho de um cadeado aparece na barra de endereço, e o segundo se o endereço após entrarmos no site se inicia por https. Caso esses dois itens não apareçam na barra de endereço, desconecte e procure o gerente do banco explicando o corrido.

 

  1. Instale e mantenha atualizado um antivírus

Apesar de muitas pessoas já conhecerem a importância do antivírus, são poucas as que instalam e, principalmente, mantém o antivírus atualizado no computador. E quando se trata da instalação em outros dispositivos, esse número é ainda menor. É muito importante que o usuário tenha um antivírus instalado para cada um dos seus dispositivos e, quando possível, dar preferência aos antivírus que possuam um sistema antispam, que permite uma proteção contra e-mails fraudulentos.

 

Técnico em Informática

Entre as diversas funções que um Técnico em Informática podem assumir, destacam-se:

 

  • Operação e manutenção de computadores: com os dispositivos móveis ganhando cada vez mais espaço, os técnicos também atuam na manutenção de tablets, notebooks, entre outros, auxiliando usuários a explorarem melhor seus equipamentos e resolvendo problemas;
  • Suporte Técnico: o analista de suporte técnico é também um profissional muito demandado, tanto pelas empresas desenvolvedoras de soluções tecnológicas, que colocam sua área de help desk a serviço dos seus clientes, quanto nos departamentos de TI de empresas dos mais variados ramos de atuação. Este profissional é responsável por ajudar as pessoas a lidarem com a tecnologia. Ele detém conhecimentos que estão por trás da interface visualizada pelos usuários e, assim, pode auxiliá-los a corrigir falhas e aprender a usar sistemas;
  • Administração de redes: configurar e administrar redes também é uma função que pode ser perfeitamente realizada por um Técnico em Informática;
  • Desenvolvimento de softwares e aplicativos: o Técnico em Informática também conhece linguagens de programação e pode se especializar para desenvolver sistemas e aplicativos mobile. Podem atuar em fábricas de softwares ou então empreender, criar seus próprios negócios e até desenvolver aplicativos e vender nas lojas virtuais dos sistemas operacionais (Android, iOS etc.).

 

Em todas as áreas de atuação, o Técnico em Informática precisa estar atento à Segurança da Informação. O Senac está com matrículas abertas para uma nova do curso Técnico em Informática. As aulas têm início previsto para 19 de março. Vagas limitadas! Mais informações: (82) 2122.7858.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *